– Gestão Intercultural a disciplina que ajuda líderes e empresas globais.

A disciplina que ajuda líderes, empresas globais e equipes multiculturais, no seu trabalho em outros países e culturas.

Você diz, pede, ordena uma coisa e do outro lado entendem errado o que você está transmitindo? Ou pior não entendem nada do que diz? E você é ciente de que esse problema não é resumido somente ao idioma utilizado na conversação.

Tenta vender seu produto, serviço ou trabalhar do mesmo jeito que o faz no seu país e com sucesso, mas não tem o mesmo resultado em outro país?

Você líder não consegue integrar, motivar, criar sinergia e empatia na sua equipe multicultural e no reconhece o porquê disso?

Para ajudar você a resolver esses problemas e outros que vão existir sempre no seu relacionamento com outras culturas existe a Gestão Intercultural.

 

A Globalização e a Gestão Intercultural.

Tendo a globalização econômica como cenário, as empresas, lideres globais e empregados têm novos paradigmas a serem superados para ter sucesso nas suas atividades.

Agora as empresas em função das suas operações comerciais internacionais, têm empregados e líderes, assim como clientes, fornecedores, parceiros comerciais, sócios, procedentes de outros países e culturas.

O contato entre diferentes culturas obriga a desenvolver novas competências profissionais. A Gestão Intercultural ajuda você a conquistar essas novas habilidades.

Você precisa ter Competências Interculturais.

Portanto os líderes dessas empresas precisam possuir competências interculturais que lhes permitam trabalhar com eficácia, seja com seus pares e subordinados, seja com os clientes, fornecedores e sócios de outras culturas.

Competências que permitam que eles tomem decisões adequadas ao contexto cultural no qual estão inseridos.

As pessoas compram, consomem e trabalham do mesmo jeito no mundo todo?

As culturas orientais e ocidentais são iguais? Os comportamentos tomados perante algumas dificuldades são iguais? A hierarquia será observada da mesma maneira por um asiático e um brasileiro? .

Lidar com pessoas de outras culturas no âmbito do trabalho ou dos negócios não se reduz única e exclusivamente à fluência no idioma da empresa matriz ou do cliente, os matizes desse relacionamento intercultural são mais profundos e complexos.

A cultura interfere com a estratêgia da empresa?

 “A cultura devora a estratégia no café da manhã”  “ O que fazem os lideres é igual no mundo todo. Como o fazem está determinado pela sua tradição e cultura” (PETER DRUCKER)

Podemos constatar que as questões relacionadas aos valores culturais ou de tradição são os que norteiam os comportamentos de um grupo de pessoas pertencentes a uma determinada nação ou cultura.

 Isso fica mais evidente quando nas relações de trabalho ou de negócios são colocadas em contato diferentes pessoas, de diversas nacionalidades e culturas de um dos 194 países que tem no mundo.

E isso tem que ser levado muito a sério no planejamento estratégico de uma empresa global ou com pretensões de tornar-se uma.

A globalização traz um maior contato entre países, empresas e pessoas procedentes das mais diversas culturas o que acarreta algumas vezes em dificuldades de comunicação, adaptação, de flexibilidade, de tolerância, mal-entendidos, perda de produtividade, dentre alguns outros que possam acontecer nos novos relacionamentos econômicos.

O que é, e para que serve a Gestão Intercultural?

Podemos definir então a GESTÂO INTERCULTURAL como o conjunto de princípios e ferramentas que oferecem soluções interculturais para que as pessoas e empresas possam alcançar a eficácia no seu processo de integração, nas negociações, atividades de trabalho, e relações comerciais com pessoas ou empresas de diferentes países e culturas.

Equipe Multicultural

A Gestão Intercultural favorece o bom relacionamento entre os diversos membros da empresa, a adequada abordagem aos clientes e fornecedores de outros países, ajuda nas negociações entre membros de culturas diferentes, propõe a compreensão dos diversos valores culturais, e apresenta soluções perante as diferentes praticas e formas de trabalho ou de comércio.

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A adaptação, agilidade e flexibilidade cultural são competêcias importantes para os líderes e empresas globais.

“As espécies que conseguiram sobreviver não foram as mais fortes nem as mais inteligentes, foram as que souberam adaptar-se”. Charles Darwin

Sendo assim, a adaptação, agilidade e flexibilidade cultural se tornam obrigatórias no mundo dos negócios e nas relações de trabalho.

As empresas, as pessoas, devem ser ágeis, adaptar-se e aprender a lidar com diversas culturas, as quais têm uma forma diferente de abordar os problemas, culturas que têm um olhar diferente da vida, das relações de trabalho, etc.

Adquirindo as competências interculturais adequadas, a empresa, seus funcionários e você estarão mais preparados para enfrentar os desafios que a globalização nos traz.

“Prepare-se para ser um profissional completo”

Daniel Liberato

Diretor

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